terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sorria você está sendo filmado


Você não está em um reality show, não foi selecionado para a temida cadeira elétrica (etapa de entrevista do Big Brother Brasil), não foi escolhido para viver dois meses “No Limite” e nem foi convocado para ser um dos famosos peões de “A Fazenda”.
Você está na era da sociedade do espetáculo, sem roteiros ou direção, como protagonista ou figurante, você sempre está no enquadramento de alguma câmera.
Fazemos parte de uma sociedade neurótica pautada por excessos, de insegurança e de vaidade, aliás, já nem sabemos ao certo qual o motivo real de tanta câmera, o que sabemos é que a possibilidade de ser visto por outros nos assusta, mas, sobretudo nos atrai.
Um fenômeno de nossa cultura contemporânea evidencia isso, os realitys shows, são produtos moldados pela sociedade contemporânea (mutante e dinâmica), que pelo advento da tecnologia da comunicação alastrou-se por toda parte, marcada pela simultaneidade, são vitrines de ações e reações humanas, ou seja, são frutos de uma sociedade que procura se ver e se mostrar.
Essencialmente vivemos em um reality sem tanto glamour e sem nenhuma produção, quanto os vistos no pay-per-view, porém, conservamos características próprias do formato televisivo como: a verossimilhança; a espetacularização do real; o anonimato; a exposição de privacidade, e; o ponto crucial que é o eu-imagem.
Portanto, fique atento, policie seus atos e contenha seus impulsos, enfim sorria você está sendo filmado.