terça-feira, 1 de dezembro de 2009

De Darwin a Josiane

Falo de Darwin o famoso cientista autor da teoria da evolução e de Josiane nossa orientadora do projeto multidisciplinar autora de um “inédito” ditado popular.
Cada um a sua maneira, faz uma observação assustadora para muitos e incrivelmente animadora para alguns, em uma releitura da teoria do renomado cientista que relaciona a sobrevivência à flexibilidade de adaptação, a professora anteriormente mencionada, afirma que: “Tem lugar que só passa um.”
Sarcasmos a parte, na tentativa de evidenciar a relevância dos apontamentos colocados pela nossa educadora, posso dizer que os indivíduos que não acompanharem o ritmo do mercado no qual serão insertos certamente não atingirão posições privilegiadas neste.
Assim, podemos perceber que o descontentamento do mestre para com o desempenho de seus pupilos, se dá pela inadequação de postura destes ao ambiente acadêmico, onde pressupõe-se que haja uma maior disposição e disponibilidade para o aprendizado, para a construção intelectual e principalmente para a formação profissional.
A constatação é de que as expectativas não condizem com as atitudes da maior parte da turma, verificasse sim, um descaso típico dos acadêmicos da área, com as fundamentações dos livros e mestres.
Enfim, tanto Darwin quanto Josiane já alertaram, e como diria um ditado bem conhecido: “Quem não escuta conselho, escuta coitado.”