terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A construção do saber


O Tangram é uma manifestação artística milenar oriunda da cultura chinesa, que incide na junção de peças de tamanhos e formatos diferenciados para a formação de mosaicos.
A escolha pelo Tangram como ilustração se fundamenta, na semelhança de filosofia existente entre esta e o Projeto Multidisciplinar, pois os dois intencionam a formação de um todo, a partir da conjunção de elementos equivalentes ou não, que variam inclusive enquanto ao seu grau de participação individual para o processo, porém ambos privilegiam a importância ímpar de cada uma dessas peças para a composição conclusiva do produto idealizado.
Desta forma, a proposta primordial deste método, concentra-se na busca da otimização do processo de aprendizado, que se dá, pela interação entre todas as disciplinas em torno de um projeto único no qual os conteúdos perpassados são relacionados e entrelaçados com o objetivo de formar uma perfeita simbiose para que ocorra efetivamente a aquisição e a apreensão do saber.
As disciplinas interagem e convergem para a construção do conhecimento, que por sua vez, interferem diretamente na formação profissional do acadêmico.
Através dos conteúdos ministrados pelos diversos professores em sala de aula recebemos subsídio teórico, que confere a nós, a propriedade para conceber, elaborar e concluir os nossos projetos acadêmicos e posteriormente profissionais.
Além disso, possibilita também a aplicação da teoria recebida no desenvolvimento do projeto, o que culmina com o acréscimo do saber empírico, sobre a funcionalidade dos processos que desencadeiam nos objetivos preestabelecidos, possibilitando a nós acadêmicos uma ligeira percepção sobre o mercado no qual brevemente seremos insertos.
Sendo assim, o Projeto Multidisciplinar permite a percepção do conhecimento como um processo contínuo e heterogêneo, constituído por elementos díspares e moldado com a interferência de diversos atores, e delega a nós a responsabilidade da conversão e assimilação de tal saber.