terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O Sr. desejaria estar adquirindo um novo cartão de crédito?


Quando vamos a um consultório médico, hospedamos em um hotel, ou ainda quando abrimos uma nova conta de e-mail, sempre tem um questionário, uma ficha de satisfação ou na melhor das hipóteses uma caixa de sugestões, formando assim os bancos de dados.
Bancos de dados são compostos pela categorização de informações determinantes sobre os consumidores, tipo eu e você e o resto do mundo, e por isso são disputados e barganhados pelas empresas.
Se você não parou pra reparar, faça-o e verá que á todo momento estamos sendo pesquisados. Sobre nossas preferências, disponibilidade, sugestões etc.
As empresas enfim compreenderam que para agradar seus clientes é preciso conhecê-los, saber sobre seus hábitos, afim de, identificar fatores que determinam ou influenciam à tomada de decisão no ato da compra.
Informações sobre seu orçamento, tamanho de sua família, classe social a que pertence, entre inúmeras outras, demonstram qual é a sua relação com o consumo, se é um ato condicionado pela necessidade ou pelo consumismo, quais os tipos de produto figuram entre as suas preferências e qual a sua freqüência de consumo por item.
Afinal um simples cadastro em uma vídeo-locadora, indica que você nutri certo interesse pelo assunto, quantas fezes por mês você aluga filmes, qual a média de filmes que você leva por vez e, portanto, estas são as informações que despertam a cobiça de outras empresas que atuam no mesmo segmento, como por exemplo cinemas ou lojas e sites de CD’s/DVD’s.
O que evidencia que conhecer o cliente é o primeiro passo para conquistá-lo, o estreitamento na relação consumidor/vendedor pode ser verificada com a crescente tendência da negociação personalizada se faz cada vez mais presente nos processos de consumo, afinal cada caso é um caso com limitações e aspectos distintos, portanto, a leitura individualizada pode estabelecer uma relação de fidelidade, onde ambos os lados saem satisfeitos.
Por isso cada vez, que o seu telefone tocar e uma voz suave e cortês lhe perguntar: Se “o Sr. desejaria estar adquirindo um novo cartão de crédito?”, lembre-se de que para a otimização das relações de consumo são necessários alguns sacrifícios.