terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Análise SWOT


Analisar forças e fraquezas, fazer leitura de cenários, buscar vantagem competitiva, definir estratégias de guerrilha, estes termos e expressões que são amplamente difundidos entre os membros de corporações militares, compõem ainda o léxico de empresários, profissionais de marketing e por que não dizer de estudantes.
Durante todo o período recebemos conhecimentos que nos permitiram, ainda que timidamente, enxergar o mundo com outros olhos, afinal não seria possível diante de nossa inexperiência tornarmo-nos peritos no assunto, mas até me arrisco a analisar o cenário em que estou inserto.
Portanto, ao fazer a leitura do cenário, posso observar uma sala com outros 20 concorrentes, que a princípio possuem o mesmo objetivo, o de ser prontamente acolhido pelo mercado de trabalho.
Para avaliar a concorrência, levei em consideração as habilidades e limitações individuais, e conclui que como concorrentes diretos, ficaram uns três ou quatro que ambicionam trabalhar na área de redação.
Na análise do ambiente externo, constatei que as oportunidades, assim como as ameaças, são comuns a todos. Aponto então como principais oportunidades, a carência do mercado publicitário local por profissionais qualificados, sobretudo com habilidades em redação e o fato de que o setor está em ascensão na região. Entre as ameaças pode-se citar: a admissão de profissionais sem formação acadêmica; o excesso de oferta de serviços publicitários por empresas que não são agências de publicidade e a má qualidade de serviços produzidos por algumas agências locais, colaborando para que os empresários mantenham-se resistentes para investir em propaganda.
O diagnóstico do ambiente interno apresenta como forças, a experiência vivenciada com estágio no setor de redação, acompanhamento e atenção às alterações e tendências do setor e a disponibilidade, a noção de softwares de design gráfico e web design e o interesse em aprimorar as habilidades textuais. Destacam-se entre as fraquezas, a inexperiência de trabalho em uma empresa comercial, as limitações referentes à falta de domínio da Língua Portuguesa e a falta de fluência num segundo idioma.
Outra importante constatação, diz respeito ao diferencial, que considero que seja, o estilo próprio e singular de me expressar através de palavras ou de imagens, que propiciam a sedução do espectador.
Enfim, ainda há muito que estudar, afinal, o processo de aprendizado não se esgota na recepção de conhecimento, ele é, sobretudo, amplificado a partir do seu exercício contínuo, que de uma forma simplificada significa que “a prática leva a perfeição”.