terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Inspirados pela liberdade

O universo publicitário é fascinante, para quem está de fora pelo glamour que envolve a atividade, e para os profissionais e aspirantes a tal, pela liberdade, sobretudo, para criar, sem espaços ou horários rigidamente estabelecidos.
Pensando dessa maneira momentos comuns quase imperceptíveis podem favorecer o nascimento de grandes idéias, ou mesmo idéias mais modestas que ao serem lapidadas adquirem significativa relevância, afinal:
“Há coisas que começam grandes e há coisas que começam pequenas. E às vezes, as menores coisas são responsáveis pelas maiores mudanças.”
A frase extraída do filme infantil “Dinossauros” explicita a valorização da essência das coisas e não do tamanho delas, afinal idéias desprezadas durante brainstorms poderiam até ganhar um Leão em Cannes se melhor elaboradas.
Aliás, aprendemos inclusive que a simplicidade é um aliado muito bem visto em campanhas publicitárias, e aprendemos também que inovação e criatividade não são atributos necessariamente sofisticados.
Mas o principal aprendizado foi o de que regras são para advogados, medidas são para médicos e para os publicitários à liberdade, até porque o que nos atrapalha é o convencional.